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Dicas para Iniciantes

1. Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.

 

2. Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos altos. Usar sapato confortável. 

3. Não fique nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, 
atento para quaisquer problemas. Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.


4. Tenha calma desde o começo. Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.

 

5. Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a CNH. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança. 

6. Lembre de como é ser um pedestre. Respeitar as pessoas que estão caminhando é muito importante. 

7. Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista. 

8. Seja pontual. Não desperdice o tempo das suas aulas e não chegue atrasado aos testes, pois o Detran não tolera atrasos. 

9. Respeite as suas dificuldades. Não adianta forçar o aprendizado, isso apenas aumenta o nervosismo e o prejudica como aluno. 

10. Preste atenção. Aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso. 

11. Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, 
você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver. 


12. Não dirija com sono. Esteja sempre atento e acordado, afinal, você pode provocar um acidente se dormir ao volante. 

1'3. Não beba antes de dirigir. A bebida diminui os reflexos e 
prejudica seu desempenho, prejudicando você e as pessoas ao seu redor. 

14. Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.

 

 

Dicas para o Exame Prático para Categoria "B"


Antes de ligar o carro:

1. Ajustar o banco;

2. Ajustar os espelhos retrovisores;

3. Colocar o cinto de segurança;

4. Verificar se o veículo está em ponto morto; 

5. Dar a partida. 


Durante o percurso:

1. Não sair com o freio de mão puxado;

2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;

3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;

4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;

5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;

6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);

7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

1. Dar setas ao parar o veículo;

2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

 

 
DICAS para EXAME PRÁTICO PARA CATEGORIA "A"


Antes de iniciar o percurso:

1. Colocar o capacete; 

2. Regular a jugular e abaixar a viseira; 

3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

 

Ao iniciar o percurso:

1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;

2. jogar a segunda marcha até o segundo cone; 

3. Entrar pelos cones pelo lado direito; 

4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo; 

5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;

6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda; 

7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita; 

8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;

9. Entrar no “oito” pelo lado direito;

10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;

11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear.  Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;

12. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.

13. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;

14. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.

15. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.   

Durante o percurso:

1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ]

ou freio; 

2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada; 

3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;

4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;

5. Entrar pelo lado direito dos cones;

6. Não é necessário regular os espelhos; 

7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução); 

8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto; 

9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória; 

 

 

Boa sorte!

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