1ª Fase: Matrícula 
No ato da matrícula é realizado o pré-cadastro para início do processo de primeira habilitação ou adição de categoria, onde serão realizados os agendamentos para os exames médico e psicotécnico.

2ª Fase: Exames Médico/Psicotécnico 
Os exames médico e psicotécnico são realizados mediante prévio agendamento em clínicas credenciadas indicadas pelo DETRAN. Nestes exames são realizadas avaliação física, motora, visual e psicológica do candidato. Os resultados são entregues no mesmo dia.

3ª Fase: Curso Teórico 
Sendo aprovado (a) na 2ª Fase, serão agendadas as aulas teóricas. O curso teórico pode ser realizado na modalidade presencial com carga horária de 9 dias, ou, à distância (EAD), com carga horária de 12 dias. Os principais temas do curso são: Primeiros Socorros, Direção Defensiva, Mecânica básica, Cidadania, Meio Ambiente e Legislação de Trânsito.

4ª Fase: Prova Teórica
Após conclusão do curso teórico, o candidato receberá seu certificado de conclusão e será submetido a prova teórica realizada pelo DETRAN. Este exame possui duração máxima de 40 minutos, com 30 questões de múltipla escolha baseadas nos assuntos tratados no curso teórico, sendo necessário o mínimo de 21 acertos para aprovação.

5ª Fase: Aulas Práticas
Iniciadas as aulas práticas, são necessárias 20 aulas com duração de 50 min. para cada categoria pretendida. No caso de adição de categoria (já habilitados em alguma categoria), são necessárias apenas 15  aulas com duração de 50 min. 

6ª Fase: Prova Prática 
No exame prático de direção veicular, o candidato usará todos os conhecimentos e técnicas adquiridos durante seus cursos teórico e prático em avaliação do DETRAN, e seu resultado será obtido ao término do exame. O veículo será o mesmo utilizado durante suas aulas práticas para que o candidato se sinta confortável e confiante em sua etapa final rumo à habilitação. 

Boa Sorte!

carro vital 3.png

Passo a Passo